Sinterpa manifesta solidariedade aos servidores da AGRAER diante de afirmações inverídicas e ofensivas

O SINTERPA – Sindicato dos Trabalhadores da Extensão Rural e da Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso do Sul, por meio de sua presidente, Sra. Leda Regina Monteiro Perdomo, manifesta-se publicamente após tomar conhecimento dos fatos ocorridos no último dia 03 de julho de 2025, durante evento do Projeto Renascer Peixe, promovido pela SEMADESC em propriedade localizada no Distrito de Indápolis, Município de Dourados/MS. Estavam presentes diversas instituições, como SENAR, AGRAER, UFGD, PREFEITURA, entre outras.

Durante o evento, o Sr. José Haroldo Thuner, que se apresentou como representante da SEMADESC – sem deixar clara a sua vinculação institucional específica, proferiu declarações absolutamente inadequadas, que geram perplexidade e indignação. Em sua fala, afirmou que os pequenos produtores do Estado estariam desassistidos de assistência técnica, atribuindo tal situação à suposta ineficiência da extensão rural em Mato Grosso do Sul.

Diante dessas afirmações inverídicas e ofensivas, o SINTERPA vem a público repudiar com veemência o conteúdo e o tom da referida manifestação.

Cumpre esclarecer que a AGRAER, autarquia estadual vinculada diretamente à política pública de ATER, é composta por profissionais capacitados, que atuam com responsabilidade e comprometimento junto aos produtores rurais. Na ocasião, inclusive, uma extensionista da AGRAER – médica veterinária com especialização em aquicultura – estava presente, uniformizada e identificada, representando não apenas a instituição, mas toda a classe dos extensionistas rurais do Estado.

A fala do Sr. José Haroldo revela desconhecimento técnico, institucional e político, ao ignorar o papel essencial da AGRAER na execução das ações de extensão rural, bem como a dedicação diária de seus servidores. Ao desqualificar o trabalho da extensão rural, ele atinge não apenas os profissionais da área, mas a própria estrutura do governo estadual que os coordena e valoriza.

Reforçamos que a defesa da categoria profissional é princípio fundamental deste sindicato, conforme previsto no parágrafo único do artigo 1º de nosso Estatuto:

“PARAGRAFO ÚNICO: A representação da categoria profissional abrange todos os empregados em Empresas, Companhias, Cooperativas, Órgãos Públicos ou qualquer forma jurídica que tenha por objetivo o desenvolvimento, através das atividades específicas de: Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária, Assistência Técnica, Serviços Agropecuários, Moto Mecanização Agrícola, Abastecimento, Armazenamento e desempenho de atividades voltadas ao desenvolvimento dos produtos de origem animal e vegetal, Planejamento do Agronegócio, Fomento à Indústria e ao Turismo, Defesa do Meio Ambiente, Pesquisa Mineral e Afins (…).”

O SINTERPA manifesta irrestrita solidariedade aos servidores da AGRAER, bem como a todos os profissionais da extensão rural do Mato Grosso do Sul, reafirmando seu reconhecimento pelo trabalho relevante e estratégico que prestam ao setor produtivo estadual, especialmente aos pequenos produtores.

Por fim, este Sindicato manter-se-á vigilante, atuando com firmeza na defesa da honra, do respeito e da valorização de seus representados, não tolerando qualquer tentativa de desqualificar ou desmerecer sua atuação técnica e institucional.

Atenciosamente,

Lêda Monteiro Perdomo
Presidente do Sinterpa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima